quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aos alunos com carinho


                Uma das minhas vocações, que pude colocar em prática e que sempre me trouxe grande alegria, é ensinar. Amo dar aulas e já ministrei vários cursos. A maioria de teatro e interpretação, mas também dei aulas de andamento e postura, etiqueta, maquiagem, atendimento ao cliente, passarela, entre outros. Já tive alunos de todas as idades e classes sociais, de todo tipo de humor e mal humor. Já tive momentos inspiradores e desafiadores.  Mas durante todos estes anos de experiência, eu descobri duas coisas muito importantes. A primeira é sobre a responsabilidade de ser professor. O compromisso e o comprometimento de entrar em uma sala de aula e transmitir algum conhecimento. Tive a noção exata disso quando ouvi um aluno repetindo uma frase que eu falei em aula. Percebi que as minhas palavras, enquanto professora, eram capazes de influenciar, marcar, direcionar as escolhas de um aluno. Fiquei muito orgulhosa por ele ter prestado tanta atenção na minha aula e passei, eu mesma, a prestar ainda mais atenção no que eu dizia.
            A segunda constatação aconteceu logo que comecei a dar aulas para crianças. Descobri o quanto é duro você conviver, se envolver, amar uma criança e no fim do ano, depois de um beijo melado e um longo abraço apertado, ela vai embora e você nunca mais vai vê-la. Isso é muito duro. Você não vai saber se ela virou bailarina, engenheira ou médica. Se continuou desenhando bem e se desenvolveu este dom. Você não vai saber se ela se tornou rebelde e aprontou horrores. Ou se é um orgulho para os pais e seria para você também, caso soubesse. Mas você não sabe e nem vai saber. Porque ser professor é isso. É se dedicar de coração, ajudar na formação da criança, prepará-la para o futuro e entregá-la ao mundo. Mas não é fácil os ver partir.
            Por isso, deixo aqui uma mensagem para todos os meus alunos que, onde quer que estejam, ainda habitam o meu coração.
            “Ei! Você que saiu correndo e esqueceu o meu beijo. Eu queria te falar. Não mais coisas da aula, de palco, plumas e platéia. É o que tenho guardado comigo, que levo e trago na bolsa. Que abro, que fecho, que escapa e escondo.
            Você chegou hoje com sono e juntos aprendemos mais. Você foi embora pulando e eu fiquei rindo. Você é assim. Me faz feliz. Do seu jeitinho que eu nem conhecia e que hoje entendo e vejo e sinto (e puxa!), como você cresceu. E me surpreende e me conquista.
            E é assim que você vem e vai e toda semana eu te espero. Mesmo sabendo que um dia você não vai mais voltar. E eu não vou mais poder te ver crescer. Mas sei que a sua alegria e esperteza, que eu tanto gosto, vão estar por aí conquistando o mundo.
            Seguro firme a bolsa e sigo em frente. Porque lá dentro, só você sabe, tem histórias engraçadas, mundos encantados e um amor imenso por você.”

(escrito em março de 2011)

4 comentários:

  1. Eu fui seu aluno, e com certeza, aprendi muito, nao so interpretacao e teatro, mas sobre a vida!


    Vc e showwwwww

    bj grande!
    Andre Barros

    ResponderExcluir
  2. É muito prazeroso ler e sentir o que a Dig fala, é puro sentimento, e é assim nas aulas também como professora e como pessoa, é o modo Dig de ser.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. É muito bom relembrar e guardar a sua importância na nossa vida! Você é um sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Dig foi maravilhoso ter te conhecido a sua simplicidade me encinou que na vida nada é como a genta encherga e sim quando a gente conhce voce me encinou a ser uma pessoa diferente me passou como tratar as pessoas como ela sao e nao como enchergamos. Adorei fazer parte de um pouquinho de voce , que voce seja sempra desse jeitinho de sre meiga ,doce , carinhosa e miuto simples nunca deixe ninguem apagar esse sorriso que votem ela transmite uma alegria contagiante nas pessoas mesmo que elas estejam triste seu sorriso as fazem sorrir tambem bjoss linda te adoro. Andreia e Ana Carolina Taylor bjossss

    ResponderExcluir