domingo, 20 de janeiro de 2013

Como me transformei em uma Super Chef



              Tudo começou quando eu era pequena e presenciei a chegada do microondas lá em casa. Na verdade, tudo terminou ali mesmo. Toda e qualquer habilidade para cozinhar se resumiu aos botões ligar e cancelar. 
            Até para esquentar água para o chá, eu usava o microondas. Já sabia os minutos exatos para a temperatura certa, sem ter que ficar assoprando a xícara com medo de queimar a língua. Se eu não fui capaz de fazer amizade com a chaleira, imaginem o que as panelas deveriam pensar de mim! E, por conta disso, passamos anos nos ignorando.
            Depois que vim morar sozinha no Rio, copiei algumas receitas da minha mãe. Aliás, cabe mencionar aqui, que o livro de receitas da minha mãe tem um quê de livro mágico. Deveria se chamar “O Fantástico Livro de Receitas Maravilhosas da Minha Mãe”! Ali dentro se concentram combinações perfeitas de ingredientes e temperos que resultam nas mais deliciosas refeições! É como se fossem poções mágicas, cheias de segredos! Sim, porque comida de mãe é o que há de mais gostoso nesse mundo. E vá explicar! O fato é que, munida com as super receitas, fui me aventurar na cozinha. Abri meu singelo caderninho onde copiei quatro ou cinco receitas simples (porque eu não sou abusada) e comecei a seguir cada orientação. O que me faltou naquela época foi o Google! Será que alguém poderia me explicar o que significa refogar? Eu refogo, tu refogas, ele refoga! Que verbo era esse? Fechei o caderninho, que até hoje não ganhou nenhuma receitinha nova, e encerrei minhas atividades culinárias.
            Minha história com a cozinha poderia ter terminado aí, no parágrafo acima. Mas como tudo é possível e imprevisível nessa vida, eis que o destino preparou uma surpresinha para mim. Recebo um telefonema da produção do programa Mais Você, da Globo, me convidando para um reality de culinária, só com famosos. Achei a idéia ótima e, para quem já participou do Rally dos Famosos, do Maratoma do Faustão, De Cara no Muro, Sufoco e outras competições malucas, cozinhar não me pareceu tão arriscado assim. Só depois que desliguei o telefone, fui me atentar a um pequeno detalhe: eu nunca tinha feito sequer arroz na minha vida!!! Passada a crise de riso nervoso, combinei com as amigas uma operação de guerra em busca do alho perdido! Minha rotina diária passou a ser: acordar, ir ao mercado, comprar os ingredientes e acampar cada dia na cozinha de uma amiga. Cheguei a comprar potinhos especiais para carregar ovos. Onde eu vou usar isso depois eu não sei, a não ser que eu os leve para passear antes do omelete!
            Além das minhas amigas e da minha mãe, que acompanhou tudo pelo telefone e mandou por e mail várias de suas formidáveis receitas, também tive a ajuda do meu diaristo (sim, no masculino). Ele me ensinou a fazer strogonoff e só então fui descobrir que vai conhaque na receita! Juro que eu não sabia, tamanho o meu interesse pelo assunto. Foi realmente um supletivo gastronômico onde, em uma semana, os meus dedicados instrutores me ensinaram a refogar, untar, saltear, flambar e tantos outros verbos que não faziam parte do meu vocabulário.
            As gravações começaram e eu tive a chance de aprender muita coisa interessante com grandes Chefs de verdade! Mas, principalmente, aprendi uma receita saborosa, onde experimentei o gosto de me reinventar e a certeza de que nunca é tarde para aprender. A arte culinária que, praticada por mim, não prometia passar de um angu com caroço, se revelou uma verdadeira sopa no mel! Me apaixonei pelos temperos e fui, enfim, apresentada às panelas e à toda turma de utensílios. Comprei um livro de receitas novinho onde guardarei meus próprios segredos. Tudo isso me fez olhar para a minha cozinha de outra forma e, desde então, temos dividido bons momentos juntas.  
            Foi assim, misturando ousadia e superação, com algumas pitadas de curiosidade e diversão à gosto, que fui parar no Super Chef Celebridades! 


(escrito em setembro de 2012)

Um comentário:

  1. Dig querida

    Curti bastante conhecer seu blog, suas estorias e sua maneira de escrever.
    Estou seguindo seu blog e espero por mais textos seus
    Parabens!
    besos

    ResponderExcluir