sexta-feira, 15 de junho de 2012

As prendas do lar. Hein?


              Sim, eu adoro maquiagem, amo de paixão um salto alto e gosto de cor-de-rosa. Mas faltam alguns detalhes bem convencionais para eu receber o meu certificado de mulherzinha.
            Por exemplo: eu não sei cozinhar. Eu não estou dizendo que eu não sei fazer um Bacalhau à Gomes de Sá. Eu não sei fazer nem arroz e nem feijão mesmo. Não é que eu não saiba, porque aí já beira a estupidez, é que eu nunca tentei. A minha relação com a cozinha se resume entre a esponjinha e o pano de prato. Eu gosto de limpar e arrumar. Talvez eu tenha levado muito à sério a recomendação da minha mãe para não brincar com fogo e, por isso, do fogão eu mantenho considerável distância. Sou devota do “Santo Microondas da Lasanha Congelada”. Lá em casa quem cozinha é o meu marido. E não é diferente na casa das minhas amigas. Quando vamos à jantares da turma, ninguém se surpreende ao saber que foi o marido que fez a comida. A mulher cuidou, no máximo, da decoração da mesa. Até mesmo os solteiros gostam de cozinhar para os amigos. O fato é que, hoje em dia, não existem regras. As tarefas em casa são divididas mais por vocação do que por gênero. É um traço da nossa geração.
            Este ano meus pais completam 50 anos de casados e quando ainda eram namorados, isso há quase 60 anos, minha mãe ganhou um livro grosso e ilustrado chamado “A Enciclopédia da Mulher”. É claro que de posse de um livro desses as feministas teriam algo muito mais significativo para queimar ao invés de sutiãs. Mas é um livro um tanto curioso, para guardar e mostrar para as netas como eram as coisas no passado. Outra coisa engraçada daquela época eram os cursos de Educação Familiar, mais conhecidos com “caça-marido”. Lá ensinavam as mulheres a cozinhar, costurar, lavar, passar, além de regras de etiqueta. Definitivamente este curso não existia mais na minha época, mas sabe que eu ia gostar de fazer? Sério mesmo. Na minha adolescência fiz curso de etiqueta e aprimoramento social e simplesmente adorava. Até hoje, em determinados eventos, coloco em prática muitas lições. Sou super a favor dos bons costumes e das boas maneiras.
             Mas voltando aos dotes do lar, um dia ainda vou me inscrever em um curso de culinária. Tanto é que a minha última peripécia tem sido justamente o curso de corte e costura que comecei a fazer. Sei os nomes de tecido tanto quanto sei os de carne. Me dá um pedaço de alcatra dizendo que é picanha que eu acredito. Eu até sei diferenciar gato de lebre, agora organza de tafetá eu vou ficar devendo. Mas, pasmem, já fiz minha primeira lição e com louvor. Uma saia reta! E o meu acabamento foi muito elogiado pela professora. A única coisa é que, quando a saia estava pronta e aprovada, eu olhei para ela e pensei: “Agora eu vou fazer do meu jeito!” Tratei de incrementar a peça com bolsos, rendas e cristais. E ali naquela sala, entre agulhas e retalhos, moldes e bobinas, fui de costureira a designer de moda numa alfinetada! Não consigo controlar os meus surtos de criatividade. Tenho certeza que, quando eu souber cozinhar, vou fazer uma releitura da Venus de Milo no leitão a pururuca.
            Agora, se tem uma coisa que eu entendo é de alicate, chave de fenda e martelo. Lá em casa as instalações e consertos em geral, ficam por minha conta. Aliás, ando louca por uma serra tico-tico! Cortar madeira como quem corta papel é a glória! Então poderei acrescentar “reformas” na minha lista de habilidades domésticas. E alguém ainda tem coragem de dizer que eu não sou prendada?


(escrito em maio de 2012)

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk, você é realmente uma sagitariana figura! Amiga, eu tenho vontade de aprender a costurar, a fazer comidinhas sofisticadas e estas eu vou atrás e consigo me sair bem. Risos. Se quiser uma ajudinha estou aqui! rs Faço até pão! Pode?! Amoooo, agora eu tb adoro tudo que diz respeito a pregos e tals, mas não sou a melhor das melhores. Amiga, sobre o acabamento eu tenho certeza que ficou suuuper perfeitinho! Posso imaginar os cortes! Vc tem excelente coordenação e é chata como eu tb rs, mas a coordenação deixo pra vc!Quanto aos tecidos, digo que nem sei como mas eu sei um pouquinho de tudo. Hoje em dia eu me divirto a decorar a casa, a escrever um blog que depois te passo e assim vai.Quando vc fizer um curso de Chef me chamaaaa, rs. Quero aprimorar... Minha mãe tb fez o tal do curso " Educação Familiar" e eu tb sinto muito por não tê-lo feito.... talvez se eu tivesse nascido antes........... bjsss

    ResponderExcluir