sexta-feira, 8 de julho de 2011

Se não fosse você

                     Falar do amor que sentimos por nossa mãe, pode parecer complicado demais ao tentarmos traduzir sentimento tão intenso. Faltam palavras, o coração inflama, os olhos marejam. E, por fim, tudo que é dito acaba por parecer pouco diante da grandiosidade deste amor.
            Mas para mim nunca foi uma tarefa difícil. Desde pequena não economizo motivos para declarar o quanto a amo. De bilhetinhos colados na geladeira, desenhos, cartinhas e cartazes espalhados pela casa, até homenagens públicas, para todo mundo saber que é minha a melhor mãe do mundo.
            Sou a temporona de três filhas. Nasci com uma diferença de 9 e 12 anos das minhas irmãs mais velhas. Somente no quarto mês de gestação, minha mãe soube que estava grávida. Antes disso tinha feito uma radiografia da coluna, procedimento não recomendado para gestantes. Sabendo disso, o médico a preveniu que o bebê poderia nascer com problemas. Valente como ninguém, minha mãe guardou segredo sobre os riscos e aguentou a barra sozinha. Tudo isso porque ela me queria!
            Uma das homenagens mais marcantes que fiz para minha mãe, foi em junho de 2000, em uma solenidade do Clube Soroptimista, onde minha mãe tomava posse como Presidente. Sem que ela soubesse, me dirigi ao microfone e li um texto que escrevi especialmente para ela. Logo na primeira frase minha mãe começou a chorar. Ela sabia o significado daquelas palavras.

 Se não fosse você
“Se não fosse o seu amor teimoso, que me quis incondicionalmente, eu não teria sobrevivido.
Se não fosse a sua vontade de ouvir o meu primeiro choro, eu não teria te conhecido.
Se não fosse a sua alegria de ver o meu primeiro sorriso e dividir comigo todas as risadas que ainda viriam, eu não teria vindo.
Se não fosse a sua dedicação e o seu carinho absoluto, eu não teria crescido.
Se não fosse o seu grito forte e a sua proteção, eu não teria entendido.
Se não fosse o seu colo sempre disponível nos momentos mais difíceis, eu não teria conseguido.
Se não fossem os seus conselhos e toda a sua atenção, eu não teria vencido.
Se não fosse a certeza de ter você sempre por perto, eu não teria vivido.
Foi o seu amor, verdadeiro e único, que me apresentou à vida e me fez crescer pessoa. E se hoje eu sou pessoa, é porque eu tenho dentro da minha casa o melhor exemplo de uma mulher completa.
Este orgulho eu não escondo.
Se não fosse mãe, seria um mito.”


Um comentário:

  1. Poxa, que emoção boa ela deve ter sentido! De ter uma filha tão amorosa e grata, declarando essas palavras! Como diria o Faustão, "Haja coração"!
    10!!!!

    ResponderExcluir